CLAYSS

Centro Latinoamericano de Aprendizaje y Servicio Solidario

 

Mensagem sobre a situação de saúde mundial

 

Caros colegas e amigos:

Neste momento de preocupação mundial por doenças e problemas novos assim como outros conhecidos, nós do CLAYSS procuramos nos adaptar, adaptar nosso trabalho e acima de tudo fazer o possível para cuidar uns dos outros e das comunidades nas quais trabalhamos.

Para isso, estamos adotando, divulgando e exortando ao cumprimento das disposições que estão sendo estabelecidas em cada país pelas autoridades nacionais e locais, bem como das recomendações da OMS, e incentivando a não divulgar indiscriminadamente mensagens que, mesmo que bem intencionadas, podem contribuir para a saturação, a desinformação ou o pânico.

Procuramos fazer a nossa parte para reduzir os riscos para nós mesmos e para as nossas comunidades, e estamos aprendendo a permanecer amorosos e fraternais sem nos abraçarmos: somos agora mais fortes, mais amáveis e melhores ativistas/militantes se não nos reunimos e reduzimos o contato físico. Neste contexto, o CLAYSS decidiu suspender por um tempo todas as atividades que envolvam viagens ou reuniões de massa, e adotamos em nossa equipe o trabalho a partir de casa.

Temos a oportunidade de aproveitar este tempo para fortalecer a solidariedade, cuidando uns dos outros, evitando riscos crescentes para que aqueles que mais precisam de cuidados de saúde possam obtê-los e para que nossos sistemas de saúde estejam em condições de cuidar deles. Esta é também uma forma de construir e sustentar comunidades solidárias no exercício do fortalecimento dos laços e da manutenção da mais alta imunidade comunitária possível.

Nós lhes pedimos que cuidem de si e dos seus seres queridos: é importante que todos nós continuemos a promover a solidariedade e a transformação dos nossos ambientes, e para isso devemos ser saudáveis. Não esqueçamos, por outro lado, que esta pode ser uma grande oportunidade para estimular a criatividade, para estudar (lembre-se que nossa biblioteca digital está sempre disponível!) e para desenvolver projetos. Abaixo encontrará alguns projetos de AeSS que têm sido realizados em relação a estas questões em diferentes locais e níveis educacionais, e podem resultar inspiradores.

Gostaríamos de agradecer e celebrar especialmente a todos os professores, profissionais de saúde e outros trabalhadores que ainda estão em suas posições, assumindo a solidariedade e a responsabilidade de estar a serviço daqueles que precisam deles.

Desejamos-lhes saúde, força e criatividade para enfrentar os desafios que se apresentam, e lucidez para poder aprender com eles, a fim de continuar a construir sociedades mais justas a partir da educação.

Um abraço de solidariedade,

A equipe CLAYSS



 

Algumas experiências de aprendizagem e serviço solidário face a epidemias